Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tribunal Penal emite ordem de prisão contra Kadhafi

O Tribunal Penal Internacional emitiu nesta segunda-feira (27) um mandado de prisão do presidente líbio, Muamar Kadhafi, acusado de crimes contra a humanidade. O órgão, com sede em Haia, na Holanda, diz que Kadhafi cometeu os crimes ao ordenar ataques a civis após uma revolta popular em meados de fevereiro.

A corte também emitiu ordens de prisão de dois dos principais assessores do líder líbio – seu filho Saif Al Islam e o chefe de Inteligência, Abdullah Al Sanussi.

O mandado foi solicitado pelo promotor-chefe do tribunal, Luis Moreno-Ocampo, em maio. Ele disse ter provas de que Kadhafi "ordenou pessoalmente ataques a cidadãos líbios desarmados e que estava por trás da prisão e tortura de opositores políticos".

As autoridades líbias disseram previamente que não reconhecem o tribunal e que não estavam preocupadas com a eventual emissão de mandados de prisão.

O anúncio da decisão veio pouco após forças rebeldes na Líbia terem anunciado que conquistaram novas posições e que estavam a cerca de 50 quilômetros da capital do país, Trípoli.

Um porta-voz dos rebeldes disse que houve confrontos violentos nas imediações da cidade de Bair Al Ghanam, a sudoeste da capital, neste domingo (26). O ministro de Defesa do Conselho Nacional de Transição, Jalal El Dighaily, disse que forças opostas a Kadhafi podem também tentar entrar na capital pelo leste.

DA REDAÇÃO CLICK21

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo