Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aesa diz que a Paraíba terá chuva acima da média nos meses de julho, agosto e setembro de 2011

O setor Leste do Nordeste, (área da região onde a Paraíba está incluída), tem previsão climática indicando que as chuvas deverão permanecer de normal a acima da média, nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. No Litoral, Agreste e Brejo a previsão é de que as chuvas serão até 35% acima  da média. Em algumas áreas do estado os índices serão de 20% abaixo da normal climatológica.
A previsão climática para o próximo trimestre foi divulgada na última sexta-feira (17), por meteorologistas reunidos em Campina Grande, na VII Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Leste do Nordeste do Brasil, ano 2011.
As análises indicam o enfraquecimento da La Niña no Pacifico Leste Equatorial. No Oceano Atlântico Tropical há uma tendência de anomalias ligeiramente positivas. Para as demais áreas do Nordeste, a tendência é de chuvas dentro da normal climatológica. Foram atribuídos os seguintes valores de probabilidades: 35% acima, 45% normal e 20% abaixo da normal climatológica.
Participaram do encontro meteorologistas, pesquisadores e técnicos dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, da Universidade Federal de Campina Grande, do Instituto Nacional do Semiárido – INSA, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto de Pesquisas Espaciais – CPTEC/INPE e, em teleconferência com outras instituições ligadas a meteorologia do País, dentre elas, CPTEC/INPE e INMET.
Nesta avaliação foram utilizados os modelos do INPE/CPTEC, FUNCEME, INMET, NCEP, NCAR, COLA e NASA, ECMWF, UKMET e Météo-France.
Os meteorologistas destacaram ainda a característica de alta variabilidade espacial e temporal com que se comportam as chuvas sobre o Nordeste, sendo de fundamental importância o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a região bem como oceânicas e atmosféricas globais.
A próxima Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil que abordará as condições de chuva para Norte do Nordeste ocorrerá em São Luis/MA, nos dias 17 e 18 de novembro de 2011.

Fonte: Aesa

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo