Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Detran revela perfil dos motoristas paraibanos por idade, sexo e categoria de CNH na Paraíba

O Detran traçou o perfil dos motoristas paraibanos com base em dados como sexo, idade e categoria de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e concluiu: a maioria dos condutores paraibanos é do sexo masculino, tem entre 30 e 59 anos e trafega com carteira de categoria B.

De acordo com o estudo do Detran, d 715.126 pessoas com CNH no Estado, 560.309 são homens e apenas 155.531 mulheres. Divididos por faixa etária, 172.660 têm entre 18 e 29 anos; 431.135 têm entre 30 e 59 anos; e 111.331 têm acima de 70 anos. A média geral é de 42 anos.

A maioria dos condutores (284.242) tem CNH na categoria B – que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é aquela para condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3,5 toneladas e a lotação não passe de oito lugares, excluído o do motorista.

Responsável pela formação dos condutores paraibanos, o Detran tem investido na maior fiscalização do setor. Os 100 centros de formação de condutores (as antigas autoescolas) estão sendo fiscalizadas com maior rigor e passando por um recadastramento, por meio da Controladoria Regional de Trânsito.

Levantamento – Na Paraíba, há 190.150 condutores habilitados na categoria AB, o que permite a condução de motocicletas ou carros com até oito passageiros. Os condutores habilitados na categoria A, específica para motociclistas ou condução de veículos motorizados de três rodas (com ou sem carro lateral), são 27.442.

Na categoria C, para condutores de veículos motorizados utilizados em transporte de carga, com peso bruto total maior que 3,5 toneladas, estão habilitados 33.463 paraibanos. Na D, para condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, com mais de oito lugares, excluído o do motorista, estão 52.247.

Na categoria E, para condutores de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis toneladas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrada na categoria trailer, estão habilitados apenas 5.699 paraibanos.

Validade – Os demais condutores têm carteiras de habilitação que combinam categorias mais especializadas para transporte de cargas ou de passageiros, sendo 39.728 nas categorias AD; 17.178 nas categorias AC e 7.364 nas categorias AE.

Existem ainda 57.613 condutores pertencentes a outras categorias que são aqueles que possuem o PGU, prontuário geral único, o modelo antigo da carteira nacional de habilitação, ainda sem a fotografia do condutor.

Vale lembrar que a CNH pode ser renovada até 30 dias após a data de validade que é de um ano para a permissão para dirigir (primeira habilitação), cinco anos para condutores com até 65 anos de idade e três anos para condutores acima de 65 anos.

Secom-PB

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo