Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de julho de 2011

Alunos de cursos de licenciatura da UEPB terão que alfabetizar adultos

Uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria Estadual de Educação promete combater o alto índice de analfabetismo no Estado. A partir de 2012, alunos dos 24 cursos de licenciatura da UEPB darão aulas a turmas de alfabetização em escolas públicas estaduais. Segundo dados do último Censo do IBGE, 20% da população paraibana com mais cinco anos de idade é analfabeta. No país, a taxa é de 9%.
A decisão, votada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), prevê que a parceira entre a UEPB e o Estado já entre em vigor no primeiro semestre de 2012. As aulas que os alunos desses 24 cursos de licenciatura da UEPB vão ministrar, corresponderão a um novo componente curricular dos cursos: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Letramento.
As aulas serão ministradas em dois períodos. No penúltimo período da graduação, os alunos receberão em sala de aula o conteúdo para o Letramento. No último período, ele irão para a sala de aula ensinar jovens e adultos. A tendência é de que 9 mil alunos sejam inseridos diretamente nesse programa. Mas, se os alunos de bacharelado, que podem ou não cursar esse componente curricular, optarem por participarem do programa, esse número pode chegar a 18 mil.

O estado tem hoje 80 mil alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. No EJA, jovens e adultos podem fazer o ensino fundamental e médio em ciclos. Além disso, tem cerca de 40 mil pessoas em programas de alfabetização, segundo o secretário da Educação da Paraíba, Afonso Celso Caldeira Scocuglia.

“Esperamos alfabetizar outras cem mil pessoas a cada ano com o programa”, disse Scocuglia. De acordo com o secretário, cada estudante deverá receber bolsa de R$ 300 a R$ 400.

Questionado sobre se haverá demanda de adultos interessados em participar das aulas de alfabetização, Scocuglia disse que haverá uma campanha de mobilização pela mídia. "Vamos mostrar que se estudarem, irão melhorar no trabalho, no negócio, no mundo da produção", disse o secretário.

Veja a Matéria no vídeo do Paraíba1

 

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo