Tribunal de Justiça recebe Notícia Crime contra prefeito de Caiçara
Duas Notícias Crime começaram a ser julgadas na tarde desta quarta-feira (13) pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, sob a relatoria do desembargador Leôncio Teixeira Câmara. A primeira contra o prefeito de Cacimba de Areia, Inácio Roberto de Lira Campos, e outros, foi recebida pelo relator, mas adiada em virtude de um pedido de vista do desembargador João Benedito da Silva. A outra, contra o prefeito do município de Caiçara, Hugo Antônio Lisboa, foi recebida, por unanimidade. O gestor é acusado de contratar profissionais de saúde sem prévia aprovação em concurso público, por prazo superior ao permitido.O desembargador-relator entendeu que a denúncia deve ser recebida, a fim de que, durante a instrução criminal, seja possível esclarecer a conduta do prefeito, como descrita nos elementos constantes nos autos, que apontam a prática de crime de responsabilidade, na modalidade de nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei. (artigo 1º, XIII, Decreto Lei 201/67).
No entanto, não houve decretação da prisão preventiva, nem afastamento do acusado do cargo. “Nada indica que o noticiado esteja a dificultar a colheita da prova e a instrução criminal”, argumentou o desembargador Leôncio Teixeira Câmara.
A Notícia Crime de nº 999.2010.000800-5/001, contra o gestor de Cacimba de Areia versa sobre desvio de recursos públicos e fraudes licitatórias. Em seu voto o relator concluiu pelo recebimento parcial da denúncia, tendo sido acompanhado pelo desembargador Arnóbio Alves Teodósio. O pedido de vista do desembargador João Benedito da Silva suspendeu o julgamento. Os demais magistrados preferiram aguardar o voto de vista.
Michele Marques com informações de Gabriela Parente




Postar um comentário