Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de setembro de 2011

60 t de lixo vindo da Espanha desembarca no porto de Itajaí (SC)

60 t de lixo vindo da Espanha desembarca no porto de Itajaí (SC)

Seis contêineres carregados com 60 toneladas de material plástico misturado a lixo orgânico chegaram ao Porto de Itajaí (SC), na semana passada.

Inspeção da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) constatou a presença de larvas e insetos na carga e, quando os contêineres foram abertos, uma leve fumaça --proveniente da decomposição do material-- escapou.

Segundo a Receita Federal, a carga veio da Espanha e passou pelo porto de Montevidéu (Uruguai) antes de chegar ao Brasil. O material foi importado por uma empresa de reciclagem do Rio Grande do Sul, que, devido ao sigilo fiscal, não teve o nome divulgado.

De acordo com o órgão, os contêineres deveriam conter aparas de plástico para a indústria de reciclagem.

A carga está armazenada numa área isolada do porto de Itajaí, onde irá permanecer até ser mandada de volta para a Espanha.

O inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Itajaí, José Carlos de Araújo, disse que caberá ao Ibama aplicar uma possível multa à empresa importadora e providenciar a devolução do material, também custeada pela empresa. A aduana da Espanha será informada.

Em junho de 2009, desembarcaram nos portos de Rio Grande (RS) e Santos (SP) 64 contêineres carregados com cerca de 1.200 toneladas de lixo tóxico, domiciliar e eletrônico vindos da Inglaterra. A carga foi devolvida em agosto do mesmo ano.

Em 2010, 22 toneladas de lixo doméstico com fraldas, ração de cachorro em decomposição e produtos de limpeza vindos da Alemanha chegaram ao porto de Rio Grande. A carga contaminada também foi devolvida.

Folha
Com PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo