60 t de lixo vindo da Espanha desembarca no porto de Itajaí (SC)
Inspeção da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) constatou a presença de larvas e insetos na carga e, quando os contêineres foram abertos, uma leve fumaça --proveniente da decomposição do material-- escapou.
Segundo a Receita Federal, a carga veio da Espanha e passou pelo porto de Montevidéu (Uruguai) antes de chegar ao Brasil. O material foi importado por uma empresa de reciclagem do Rio Grande do Sul, que, devido ao sigilo fiscal, não teve o nome divulgado.
De acordo com o órgão, os contêineres deveriam conter aparas de plástico para a indústria de reciclagem.
A carga está armazenada numa área isolada do porto de Itajaí, onde irá permanecer até ser mandada de volta para a Espanha.
O inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Itajaí, José Carlos de Araújo, disse que caberá ao Ibama aplicar uma possível multa à empresa importadora e providenciar a devolução do material, também custeada pela empresa. A aduana da Espanha será informada.
Em junho de 2009, desembarcaram nos portos de Rio Grande (RS) e Santos (SP) 64 contêineres carregados com cerca de 1.200 toneladas de lixo tóxico, domiciliar e eletrônico vindos da Inglaterra. A carga foi devolvida em agosto do mesmo ano.
Em 2010, 22 toneladas de lixo doméstico com fraldas, ração de cachorro em decomposição e produtos de limpeza vindos da Alemanha chegaram ao porto de Rio Grande. A carga contaminada também foi devolvida.
Folha
Com PB Agora
0 comentários:
Postar um comentário