Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de março de 2012

600 estudantes comparecem a seleção do cursinho pre-universitário da UFPB em Bananeiras

 Cerca de 600 estudantes de escolas publicas de 14 cidades do brejo e curimataú compareceram à seleção para concorrer a uma das 180 vagas do cursinho pre-universitário da UFPB Campus de Bananeiras. Estudantes das cidades de Arara, Araruna, Casserengue, Cacimba de Dentro, Borborema, Belem, Dona Inês, Riachão, Logradouro, Tacima, Caiçara, Serraria, Solânea e Bananeiras estão entre os que mais compareceram ao processo seletivo realizado neste ultimo sábado dia 24 de março no Campus Universitário de Bananeiras. O processo seletivo teve inicio as 8:00 h em duas etapas: uma prova escrita de português e matemática e logo em seguida a realização de uma entrevista para sócio-econômica e da motivação dos jovens.

 
O resultado da seleção sairá a té a próxima quinta-feira 29/03/2012. Segundo o Prof. Marcos Barros de Medeiros, Coordenador, este projeto já beneficiou 1.200 estudantes do Brejo e Curimataú Paraibano desde 2007. Ele informou ainda que esta garantindo recursos junto a Pro-Reitoria de Extensão PRAC-UFPB e junto ao Reitor da UFPB Prof. Rômulo Polari que ja se comprometeram em apoiar o projeto e poder até ampliar para para 240 vagas ainda em 2012. Em 2011 o cursinho aprovou 52,3% dos estudantes em 07 universidades publicas.

Em 2007 a equipe levantou que a realidade do entorno de Bananeiras, que tem configurado o sistema educacional dos 14 municípios do Brejo Paraibano, abrange um universo de mais de 50 mil estudantes de ensino médio (IDEB/INEP 2005). Nos 14 municípios levantados, a maioria predominantemente do campo (meio rural), levou alunos e professores dos cursos de Ciências Agrárias do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA-UFPB  – Campus de Bananeiras) a criarem um espaço, que oportunizasse aos estudantes carentes, que ficavam a margem dos cursos intensivos pré-vestibulares pagos, uma possibilidade de preparo ao concurso de ingresso ao ensino superior.

Este trabalho vem sendo desenvolvido com o apoio da PRAC-UFPB, do PROEXT-MEC no sentido de minimizar a questão da exclusão dos alunos de baixa renda a ingressar em uma carreira de nível superior, muito necessitada do aporte de iniciativas que venham a apontar um futuro promissor, não se tratando de um simples “curso intensivo”, mas uma proposta inclusão social, afirmou a estudante Andréia Santos de Lima licencianda em Ciências Agrárias e membra da equipe de Coordenação do Cursinho.
Hoje o projeto conta com a participação de professores voluntários do CCHSA, Professores voluntários da rede pública e estudantes bolsistas dos cursos de Ciências Agrárias, Administração, Pedagogia, Agroecologia e Agroindústria do CCHSA/UFPB e dos Cursos de História e Direito da UEPB.
As aulas terão inicio em abril de 2012.

Prof. Dr. Marcos Barros de Medeiros para o Focando a Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo