Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Revitalização do Vale dos Dinossauros estão em fase final

Turistas paraibanos e do mundo inteiro terão um bom motivo para visitar a cidade de Sousa, no alto sertão. As obras de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros se encontram em estágio avançado. As visitas ao conhecido Vale dos Dinossauros foram suspensas desde junho deste ano, após o governador Ricardo Coutinho assinar a ordem de serviço para início da reforma, durante a Plenária do Orçamento Democrático Estadual da cidade, no dia 20 de maio.


O projeto de revitalização é coordenado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e surgiu por meio de convênio celebrado com a Petrobras. As obras de recuperação do museu, passarelas, casa da sede e quiosques do Vale dos Dinossauros representam um investimento de R$ 652.734,42. O plano consiste em revitalizar a unidade de conservação que abriga um dos mais significativos registros de pegadas fossilizadas de dinossauros do planeta. O valor total da obra é da ordem de R$ 1,2 milhão, oriundos de um convenio do Governo do Estado com a Petrobras.


O governador Ricardo Coutinho conseguiu com a empresa modificação do projeto e salvar o convênio. Na versão anterior, apenas 40% dos recursos seriam destinados a obras de infraestrura; os outros 60% seriam para convênios terceirizados envolvendo capacitação. O governo atual mudou a concepção do projeto, que agora destina 75% dos recursos para as obras de infraestrutura e os 25% restantes para as atividades na área social – que também incluem cursos.


As principais intervenções ocorreram na revitalização do museu, das passarelas, dos quiosques e da casa de apoio ao pesquisador, devolvendo dignidade a um dos maiores patrimônios do Brasil. O projeto arquitetônico contemplou todas as diretrizes de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.


A melhoria no Vale dos Dinossauros incluiu área de urbanização e estacionamento, reforma do auditório e aquisição de móveis e equipamentos, entre outros benefícios. A revitalização abrange ainda ações de capacitação para a população nas áreas de paleontologia e identificação de pegadas de dinossauros. Segundo o atual coordenador de Estudos Ambientais da Sudema, Thiago Silva, foi feita uma revitalização geral de todo o Parque, desde o novo cercamento à reurbanização da área em frente ao Monumento.


Robson Marques, 70 anos, cuida do Vale dos Dinossauros há quase 38 anos. Ele afirma que o Parque costumava receber cerca de dois mil visitantes por mês – número expressivo. “Durante esse reforma, as pessoas passavam apenas pelo entorno do Vale e mesmo assim ele era procurado, principalmente no período de férias”, disse.


Secom-PB

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo