Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 21 de outubro de 2012

Municípios do Brejo terão 3 tipos de racionamento a partir de 3ª feira


Sem água nas torneirasA Cagepa anunciou que vai iniciar a partir da próxima terça-feira (23), três tipos de racionamentos em alguns municípios da Paraíba que ficam localizados na região do Brejo. O objetivo é evitar um colapso no abastecimento. Alguns municípios terão água apenas um dia na semana e a previsão é que perdure até que o volume de água dos reservatórios aumente com a chegada das chuvas.

A decisão foi tomada em reunião de técnicos da gerência de controle operacional e de operação e manutenção da empresa.

A gerente regional, Eulina Dantas Bezerra, disse que o racionamento será implementado para evitar colapso no abastecimento. “Tivemos um ano com chuvas abaixo do esperado e alguns reservatórios estão com capacidade limitada. Nessa época do ano o consumo aumenta consideravelmente e se não tivéssemos adotado essa medida é provável que até o final do ano alguns municípios ficassem sem abastecimento”, explicou Eulina.

A gerente da Cagepa também apelou para que a população faça o uso racional da água, evitando desperdício como lavar calçadas, carro ou deixar o chuveiro ligado por muito tempo durante o banho. “É possível economizar água tomando cuidados simples no dia a dia como prestar atenção se a torneira está pingando, não fazer a barba com a torneira ligada e procurar gastar menos água na hora de lavar roupas e a louça”, disse Eulina.

Veja os tipos de racionamento que serão feitos no Brejo pela Cagepa


Racionamento 1: quatro dias com água e três sem

As localidades de Rua Nova, Caiçara e Logradouro, abastecidas pelo manancial de Lagoa do Matias, sofrerão racionamento a partir da próxima terça-feira (23), às 7h, voltando o abastecimento somente na sexta-feira (26), às 7h.

O sistema de quatro dias com abastecimento e três dias sem o abastecimento, sempre das 7h da terça até às 7h da sexta-feira, irá perdurar até que o volume de água aumente com a chegada das chuvas.

A capacidade de armazenamento da Lagoa do Matias é de 1.239,883 metros cúbicos de água e atualmente está com apenas 41% de sua capacidade, em situação de alerta.

Estudos feitos pela Gerência Regional do Brejo da Cagepa apontam que sem o racionamento a água existente só daria para abastecer as localidades até o início de janeiro do próximo ano. Com o racionamento a previsão é que a água possa abastecer às comunidades até o começo de março do próximo ano.

Racionamento 2: apenas um dia por semana com água

As comunidades rurais de Cachoeirinha e Braga vão ter um racionamento mais rigoroso. Nessas localidades a Cagepa anunciou que só terá água um dia da semana, na quarta-feira, durante 24 horas.

Racionamento 3: apenas nos finais de semana sem água

Os municípios de Bananeiras, Solânea e Cacimba de Dentro, abastecidos pelo manancial de Canafístula II, ficarão nos finais de semana sem água. O racionamento nessas localidades terá início no próximo dia 27 de outubro. Vai faltar água sempre às 18h do sábado e o abastecimento só voltará na segunda-feira, às 18h.
Canafístula II possui capacidade de armazenamento de 4.102.626 metros cúbicos de água e atualmente está com apenas 39% de sua capacidade.

Estudos feitos pelos técnicos da Cagepa revelam que se o racionamento não fosse feito a água só daria para abastecer os municípios até o dia 26 de janeiro do próximo ano e com o racionamento a água é suficiente para abastecer até o começo de março de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo