Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Capítulo final de Avenida Brasil pode causar apagão, alerta especialistas

Além da audiência de milhares de brasileiros, o último capítulo da novela Avenida Brasil deve mobilizar também o sistema elétrico do país. Mas por motivos diferentes – o Operador Nacional de Energia (ONS) estará de olho nos primeiros minutos logo após o encerramento da exibição da trama, nesta sexta-feira (19).

Assim que todos os telespectadores saírem de frente da TV para tomar banho, usar o computador, ligar eletrônicos, lavar roupa ou realizar qualquer outra atividade cotidiana que demande energia, deve ocorrer um fenômeno conhecido como rampa de carga. Segundo a ONS isso acontece quando grande parte da população está concentrada em um única atividade – como assistir TV, que apresenta um consumo baixo de energia – para depois fazer outras coisas ao mesmo tempo.

Nos oito primeiros minutos após o encerramento da novela, é esperado um consumo elétrico semelhante ao do estado do Paraná no mesmo período, de acordo com a ONS, que descarta picos de energia ou apagão. 

De acordo com órgão, o sistema elétrico brasileiro está preparado com folga para lidar com essas “anomalias”, que não são exclusivas de Avenida Brasil.

Fenômenos semelhantes costumam ocorrer em jogos do Brasil na Copa do Mundo, por exemplo. No caso das novelas, Caminho das Índias é dona do recorde de maior rampa de carga após últimos capítulos. Em 11 de setembro de 2009, o consumo nos oito primeiros minutos logo após o fim somou 4200 MW. Detalhe: Avenida Brasil já bateu esse número, com um consumo de 4400 MW após o capítulo que foi ao ar dia 23 de julho.
Exame

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo