Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de maio de 2011

Barragem de Canafístula II está com 63% da sua Capacidade

Em breve diálogo sobre a situação do manancial que abastece a cidade de Dona Inês e mais oito cidades o Sr. Adário Nóbrega engenheiro da CAGEPA em guarabira nos informou na manhã da última segunda-feira (30) que a barragem de Canafístula II está com 63% da sua capacidade o que garante abastecimento para o resto do ano. No entanto espera-se que com as chuvas esperadas para o mês de junho o nível aumente para que se possa chegar até o período chuvoso de 2012, sem racionamento.
É importe salientar a população no tocante a evitar o desperdício, pois só assim garantiremos o "líquido precioso" no momento da estiagem.

Abaixo seguem 10 dicas para economizar água:
·      Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água.
·      Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.
·      Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
·      Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em de cada vez.
·      Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.
·      Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!
·      Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).
·      Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
·      Na limpeza do Quintal
Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
·      Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

Da Redação

0 comentários:

Postar um comentário

  ©ATITUDE NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo